Marcadores

domingo, 10 de maio de 2009

Divulgação Científica – Chute – 22:00

Bola no fundo da redeAgência FAPESP | 22/6/2006

Uma dica para melhorar o aproveitamento dos chutes dos jogadores brasileiros é conferir o estudo feito no Reino Unido, que procurou encontrar a mecânica do chute perfeito. Nicholas Linthorne e David Everett, da Universidade Brunel, verificaram que, para chutes, especialmente os de longa distância, as regras de balística usadas no lançamento de projéteis não se aplicam. Qualquer estudante de física sabe que para conseguir a distância máxima no disparo de um canhão, por exemplo, o ângulo ideal de lançamento é de 45 graus em relação ao solo. Mas no estudo dos pesquisadores britânicos, que analisou chutes feitos por atletas profissionais, os ângulos usados foram sempre menores. Por meio de análise matemática, Linthorne e Everett calcularam que os melhores chutes de fora da área foram disparados a partir de ângulos de 20 a 35 graus. A diferença, segundo eles, deve-se à estrutura do corpo humano, para o qual é muito mais fácil aplicar uma força elevada a bola em ângulos menores. Dessa forma, a velocidade de lançamento é maior. Os pesquisadores verificaram também que, ao diminuir o ângulo de lançamento, a bola leva menos tempo para chegar ao gol. A diferença ficou na casa dos décimos de segundo, mas que podem fazer grande diferença em uma difícil Copa do Mundo, por exemplo.

New Numbers – Arte – 20:00

image

“The Cat”
Estimate (Sotheby’s): $16 million to $24 million
Giacomett

Pat Martino & John Scofield - Música - 18:00

"Sunny"

Alben William Barkley – Frase – 16:00

“A melhor platéia é inteligente, bem-educada e ligeiramente bêbada.”

GP Espanha – Corrida – 12:30

Fórmula 1

Barcelona
Circuíto de Barcelona
1_
Button 2_Barrichello 3_Webber

image

What Can I Do? A Fórmula 1 é negócio muito rápido mesmo. A Ferrarri continua tentando, mas a Brawn está muito afinada. Já dispara na liderança. Barrichello quase ficou em primeiro. Mais tecnologia e/ou mais habilidade?

02 Barrichello
06 Massa
12 Piquet

Louise Bourgeois – Pensamento – 09:00

“No início, meu trabalho era o medo da queda. Em seguida tornou-se a arte da queda. Como cair sem se machucar. Depois a arte de estar aqui, neste lugar.”

DE TUDO UM POUCO

FUTEBOL COMENTÁRIOS


COMENTÁRIOS 2010

COMENTÁRIOS 2009
Resultados Grêmio
(pesquise o comentário)