Marcadores

ConsultórioXXI

________________
09 de abril de 2010

7ª Bienal do Mercosul |3|
(repostagem de 19.11.2009)
Projetáveis | Santander Cultural
A 7ª Bienal do Mercosul convidou artistas do mundo todo a apresentar seus projetáveis, a partir dos quais foram selecionados os projetos que integrarão um banco de dados sobre o cenário convocado pela 7ª Bienal e um número determinado de artistas será escolhido para desenvolver e exibir seus projetáveis no Santander Cultural.
7ª Bienal do Mercosul, terceira visita. A Bienal sobre a arte tecnológica ou eletrônica. Praticamente 100% projeções. O computador tomando conta das artes do Século XXI é uma tendência cada vez maior. Uma arte super contemporânea, facílima de ser apresentada e multiplicada (e projetada). Esse tipo de arte, eu considero uma arte cinematográfica, virtual mesmo – pensamento puro (até mesmo quando é utilizado algum cenário para as filmagens), porque o resultado é sempre visto na tela, parede ou monitor, se faltar luz complica. Também, “obras de arte” para gerar pensamentos, ideias e divertir, por que não? Olha o circo aí novamente. Interatividade artística popular. Particularmente, não gosto de ir a museus com esse fim, mas a modernidade está direcionando para isso, também. A criançada gosta. Vale a pena conferir. (outubro, 2009)
 

_______________
07 de abril de 2010



7ª Bienal do Mercosul |2|
(repostagem de 18.11.2009)
Uma Bienal para Todos | Cais do Porto
7ª Bienal do Mercosul, segunda visita. Inclusive para mim. Cais do Porto cheio de grupos de estudantes acompanhados de seus respectivos professores. Passo em um corredor estreito que leva a um ambiente escuro onde são projetadas algumas frases em inglês. Nessa sala uma turma de estudantes e uma professora dando algumas explicações sobre nazismo e socialismo – saí rapidamente. Um pavilhão cheio de morros de areia, caminhos e painéis com algumas pichações. Adiante uma sala apresenta um vídeo com imagens da beira de uma calma praia com o respectivo som natural do mar. Pensei: uma Bienal para se espraiar. Outro setor fechado para visitação – parece que estava em manutenção. Uma Bienal esteticamente trash, não é para achar bonito é para observar e pensar. Pouca coisa sobrará do que está ali sendo apresentado, quando desmontado. Obras que se tornarão virtuais e publicações. Acho que exageraram um pouco ou não souberam fazer, a turma mais ortodoxa não vai gostar. Têm algumas obras ótimas, algumas aproveitáveis, outras recicláveis e outras que o DMLU recolherá. Achei a mais fraca das Bienais até agora, pelo menos esteticamente e até mesmo no sentido meditativo (muita confusão). Mesmo assim, apesar de ter olhado muito rápido, encontrei trabalhos interessantes. Gritar e escutar ou mostrar para reclamar. Num determinado momento, pensei estar dentro de um circo. Esquecendo do meu próprio ensinamento, pedi informações aos seguranças, eles poderiam ser melhores aproveitados. Não percam, é para visitar muitas vezes. Se é absurdo ou não, se você ver, você irá concluir. (outubro, 2009)

_______________
05 de abril de 2010


7ª Bienal do Mercosul |1| (repostagem de 17.11.2009)
Desenho das Ideias | MARGS
7ª Bienal do Mercosul, primeira visita. O MARGS é um ambiente muito introspectivo para se fazer mostras de Bienais interativas, então lá são colocadas obras mais comportadas, digamos assim. Achei tudo meio disperso e não muito atrativo. Chego ao meu Estúdio, vejo minhas obras e encho o peito de orgulho: não devo nada a ninguém. Isso não quer dizer que a mostra seja ruim. Existem ótimos trabalhos a serem observados. Até o sentido das “Cruzes e Credos” pode ser observado por lá. Aquele painel com uma grande ilusão de ótica é interessantíssimo, quase nos puxa para dentro da parede. Pouco atrativa, mas melhor que muitos malabarismos – me parece que nas aberturas (Cais, Santander e no próprio MARGS) tiveram alguns. Não acompanhei a programação. É para todos os gostos, mesmo. Assim tem que ser. Arte, não arte, quase arte, pós arte, vai virar arte e assim por diante, afinal, é uma Bienal e vale mais do que tudo.
A propósito: não deixem de ver as obras do acervo do museu que também são ótimas ideias. (outubro, 2009)

_______________
03 de abril de 2010

SOFÁ | DESIGNER (repostagem de 17.11.2009)
Em uma loja de móveis, perguntei se não queriam me contratar para desenhar alguns móveis para eles?
- Mas você sabe? É só aprender e tirar o diploma.
- Prefiro dar aula.
- É mesmo?
- Não acredita?
Claro que falei em tom de brinadeira. Depois, falando com a pessoa que me acompanhava, trocamos a ideia de o que seria melhor? Ser aluno ou dar aula? Professor não vale a pena, trabalha muito, só se incomoda e não ganha nada. Aluno tem que pagar, mas se diverte mais. As pessoas não entendem o que é ser autodidata, que é muito mais difícil, mas, em compensação, o conhecimento adquirido é superior. Nem sei se designer já é uma profissão reconhecida, como outras tantas, ou melhor, se o curso de design é reconhecido pelo MEC – há algum tempo havia até uma ação para tentar o reconhecimento, não sei se conseguiram. Nem um órgão técnico, tipo CREA, que nos represente existe. Parece que sou contra, muito pelo contrário. Todo conhecimento deve ser reconhecido, a prática e a experiência muito mais ainda. (30.10.2009)

________________
01 de abril de 2010

tecnoplast 2009 | FIERGS (repostagem de 17.11.2009)
Moe, Larry and Curley
10 de novembro, 10 horas da manhã, lá estava eu, em frente ao pavilhão, bem moscão. A feira começava às 14 horas. De volta, alguns minutos antes das 14 horas, pois queria ouvir a palestra de abertura da feira (geralmente há discursos nas aberturas nas feiras). Aguardei o horário de início e fui ao credenciamento. Simplesmente não havia movimento algum. Pela manhã já percebi que não iria ser lá grandes coisas. Durante o cadastramento surgiu uma nova marca: Filo..., não vou divulgar agora, mas o slogan eu já criei, também – Um Filomena que vale por três. Nada de abertura, nada de palestrantes, apenas uma exposição de quadros. Entrei, segui o caminho e fui parar na área da manutenção ou coisa parecida. Retornei e comentei a alguns trabalhadores que passavam: - Vou ter que falar com o Fogaça (uma alusão ao “Prefeito” da feira), está mal a sinalização. Eles não devem ter entendido nada, pois ficaram sérios olhando um para a cara do outro. Seguindo em frente, fui direto para? A cafeteria. Ao longo dos 30 ou 40 metros de caminhada já fiz o raio-x do evento. Nada de novo e pouquíssimos corajosos expositores. Cafezinho tomado segui contornando os stands, avistei um conhecido e nem perdi meu tempo em pesquisar algo de novo. Saí. Parece que Caxias levou vantagem em 2009 (não fui à Caxias este ano). E será que a tecnoplast continua em Porto Alegre e na FIERGS? Tem que melhorar muito. Será que vai ter palestra no encerramento? Para andar em volta é preciso dominar o centro, primeiro. A propósito, os convites que recebi foram da Fcem. Administrar com palavras é mais fácil e a probabilidade de erro é menor. Penso, falo e escrevo o que penso, tipo: devo, não nego e pago quando puder. Simples. Se alguém entende, escuta ou lê, é outro problema. O mal do início do Século XXI: pensar uma coisa e falar outra. Adivinhação é coisa de cartomante, Pai-de-santo, mágicos, curiosos..., não de pessoas sérias, como The Three Stooges devem ser. (11.11.2009)




001331



"Existe um assunto sério por trás de toda comédia."
Jack Nicholson

_________________
31 de março de 2010

INFORMAÇÃO
ConsultórioXXI surgiu, aqui mesmo no PHILOSOFOMENA, com a finalidade de concentrar ideias, informações, dicas, vídeos, fotos, etc., sobre novidades tecnológicas, design, artes, entre outros e de transmiti-las a quem interessar possa, através desta poderosa ferramenta de comunicação que é a internet. Posteriormente criei um Blog específico para o ConsultórioXXI. Para facilitar a operacionalidade, resolvi inseri-lo novamente dentro do PHILOSOFOMENA, mas criando uma página própria para tal e sem vínculo com a R Filo. As postagens são de minha responsabilidade e gosto ou de própria autoria. Espero que funcione e seja útil aos interessados. Tentarei fazer, pelo menos, uma postagem todo o dia ímpar de cada mês. Em maio inicia o Receituário, nos dias pares. Renato Filomena

DE TUDO UM POUCO

FUTEBOL COMENTÁRIOS


COMENTÁRIOS 2010

COMENTÁRIOS 2009
Resultados Grêmio
(pesquise o comentário)